Entender a sua essência é fundamental para que você consiga utilizar melhor suas competências, habilidades e alcance seu sucesso na carreira e na vida. Infelizmente nem todas as pessoas conseguem acessar a riqueza do seu potencial e utilizar suas qualidades a favor do seu crescimento e desenvolvimento. Com isso, acabam se limitando e não conseguem atingir um alto desempenho ou realizar seus sonhos.
A ideia de que o ser humano se divide em tipos está presente desde a antiguidade entre os pesquisadores do comportamento humano.
O Dr. Marston criou a base para a teoria DISC, e segundo ele, todos nós temos traços e padrões de comportamento que se relacionam a quatro estilos básicos de perfil.
• Dominance (dominância)
• Influence (influência)
• Steadiness (estabilidade)
• Conscientious (conformidade)
Em 1948, o psicólogo organizacional Walter Vernon Clarke transformou essa teoria em uma ferramenta de perfil comportamental.
O DISC mede os comportamentos fáceis de serem percebidos. Sendo possível identificar os fatores de alguém apenas observando os seus gestos, o caminhar, a fala, como a pessoa negocia e expõe suas opiniões e inclusive como reage diante de críticas ou elogios.
Imagine um iceberg com três camadas, a parte superficial seria a Teoria Disc.
Para um aprofundamento na Análise de Perfil, existem vários tipos de soluções que adotam a teoria DISC e outras que associam múltiplas teorias, aumentando ainda mais a assertividade dos resultados e trazendo muitas informações importantes sobre o perfil comportamental da pessoa avaliada.
Quer se conhecer melhor? Entre em contato comigo que disponibilizarei um link de degustação GRATUITO 😀.
Lucilene Silva
Analista de Perfil Comportamental
Admª. Pós-graduada em Psicologia e Criminologia,
Practitioner em Linguagem das emoções
Comments